segunda-feira, 11 de abril de 2011

Retrospectiva do Inventário Sonoro dos Maracatus Nação

           A pesquisa do inventário sonoro dos maracatus nação tem como objetivo, produzir conhecimento sobre a vida social dos maracatus nação de Pernambuco em seus aspectos relacionados diretamente à musicalidade. Deste modo, buscamos registrar a sonoridade de cada maracatu nação considerando a diversidade e polissemia presente na manifestação. Por mais que as nações de maracatu estejam inseridas dentro de uma mesma categoria de manifestação cultural, compreendemos que, a diversidade existente nas múltiplas dimensões dos maracatus-nação, dentre elas a sonoridade, é muito evidente, portanto, realizar esse registro faz com que a diversidade e riqueza das nações e suas identidades sejam divulgadas e valorizadas, evitando-se assim que o registro da sonoridade de uma única nação sirva de referência para a manifestação como um todo. Através do registro da sonoridade de cada nação, buscamos realizar o Inventário Sonoro dos Maracatus-Nação Pernambucanos, sendo assim, decidimos utilizar um modelo de inventário fornecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ou seja, as fichas do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais) para concretizarmos a pesquisa.
         O primeiro passo para a realização da pesquisa foi a obtenção da autorização dos maracatus nação pernambucanos pertencentes à AMANPE (Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco). Essa é uma recomendação da UNESCO que enfatiza a importância dos próprios praticantes da cultura manifestarem o desejo de ter sua cultura pesquisada e participarem do processo. Com a autorização em mãos, e o projeto aprovado através do edital do FUNCULTURA, em agosto de 2010, iniciaram-se os trabalhos para a concretização do projeto.
         O mês inicial foi reservado para a seleção e treinamento dos pesquisadores. A seleção privilegiou a escolha de jovens universitários que pertencessem aos maracatus nação e suas comunidades. Tal escolha foi realizada no sentido de permitir que os jovens que fazem os maracatus tenham acesso à sua história, bem como participem ativamente do processo de inventário desta manifestação cultural; esta forma é um meio de fazer circular um saber-fazer além de contribuir para sua manutenção e reprodução.
Os passos a serem tomados na pesquisa seriam:
1.    Registrar a sonoridade de 19 maracatus nação em estúdio móvel no intuito de formar um CD coletivo dos maracatus nação contendo uma loa de cada grupo, e de fornecer material para que as nações pudessem gravar os seus CDS individuais.
2.    Realização de entrevistas com os mestres, batuqueiros e principais articuladores de cada nação no intuito de obtermos informações suficientes para o preenchimento dos formulários do INRC.
3.    Preenchimento dos formulários do INRC.
         Ainda no mês de agosto realizamos visitas às sedes dos maracatus nação para explicar como seria o processo de gravação e entrevistas. No fim do mês começamos a realizar as gravações da musicalidade das nações em suas próprias comunidades, através da parceria com Alfredo Belo, o DJ Tudo, que já realizou a gravação de diversos CDS de grupos de cultura popular pelo Brasil, tendo vasta experiência nesse campo.
          As gravações se estenderam até meados do mês de outubro e também durante um fim de semana de dezembro. Nos primeiros meses 17 nações tiveram seus baques e loas gravados e em dezembro gravamos mais duas nações que faltavam. Todo o processo de gravação foi registrado fotograficamente e em vídeo. Ao longo desses meses nós, pesquisadores, realizamos reuniões semanais para trocar as experiências que tivemos em campo, sintetizamos as informações que deveriam compor as fichas técnicas de cada grupo para compor os CDS e também construímos juntos o roteiro de entrevistas com os maracatuzeiros das diversas nações. O roteiro foi construído com base nas informações que deveriam constar nos formulários do INRC.
          As entrevistas foram realizadas nos meses de outubro a dezembro. Até o fim do ano de 2010, os CDS individuais de cada nação, com o material bruto dos dias das gravações já estava pronto e entregue, enquanto que o CD coletivo também estava finalizado, mas aguarda evento de lançamento para o primeiro semestre de 2011.
         Nas festas de fim de ano, o trabalho foi suspenso para ser retomado já na segunda quinzena de janeiro. Nesse período passamos a nos concentrar no preenchimento dos 4 anexos das fichas do INRC. Esses anexos eram de bibliografia, registros audiovisuais, bens culturais inventariados e contatos e foram finalizados no fim do mês de fevereiro.
         Nesse momento, estamos preenchendo as fichas de identificação do INRC, divididas em fichas de celebrações, edificações, lugares, formas de expressão e ofícios e modos de fazer. O trabalho é bastante complexo, por isso durante as reuniões preenchemos parte das fichas coletivamente para que possamos sanar nossas dúvidas.
         O passo final, será a entrega do relatório da pesquisa ao FUNCULTURA e a realização de um evento de lançamento do CD coletivo dos maracatus nação.



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