segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Visita aos maracatus nação.


Neste sábado dia 21 de agosto de 2010 realizamos a primeira visita a algumas nações de maracatu. Essa visita foi realizada para que os pesquisadores se familiarizassem com os grupos a serem inventariados e para apresentar a esses grupos a proposta da pesquisa com mais clareza. Pela manhã nos concentramos na zona norte da cidade do Recife onde conhecemos as sedes das nações Raízes de Pai Adão e Sol Nascente. 

Na sede do Maracatu-Nação Raízes de Pai Adão fomos recebidas por Taiguara, presidente da agremiação.  No local conversamos sobre a proposta da pesquisa e tivemos também a oportunidade de observar a uma aula de percussão com as crianças da comunidade, parte do trabalho social que a referida nação realiza. Aproveitamos a ocasião também para conhecer o famoso Sítio de Pai Adão com suas atuais lideranças religiosas. 

Chegando a Nação Sol Nascente fomos recebidas pelo Sr Ubiracy, atual articulador da nação e antigo bailarino de dança popular. Ele se mostrou entusiasmado com a pesquisa e com os benefícios que ela poderá trazer aos maracatus-nação pernambucanos.

Após a pausa para o almoço, onde planejamos o itinerário da tarde e da semana seguinte, fomos até a sede da Nação Encanto da Alegria. Clóvis, atual presidente da nação nos contou um pouco de sua trajetória como maracatuzeiro, de sua parceria com a falecida yalorixá  D.Ivanize na fundação da referida nação e da sua paixão pelo maracatu e pelo seu trabalho como presidente e carnavalesco. Ele também nos falou sobre os batuqueiros antigos, que já participaram de outras nações e que atualmente tocam no Encanto da Alegria.

O trabalho do dia se encerrou com a visita à Nação Cambinda Estrela onde assistimos a uma parte da oficina de percussão ministrada pelos batuqueiros da nação as crianças e adolescentes da comunidade interessados em participar das atividades do maracatu.

EQUIPE DE TRABALHO : Isabel Guillen; Daniela, Beatriz, Jamila e Roberta.

3 comentários:

  1. Bom dia, me chamo Rômulo e estou fazendo meu trabalho de conclusão da faculdade (FIR-Turismo) sobre o Maracatu Cambinda Estrela. Gostaria de receber o contato de Ivaldo para que possa marcar com ele uma entrevista sobre o grupo. Não encontrei o telefone da sede na internet. Aguardo retorno. romulo.mpmendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bia, só agora consegui saber que Anna Beatriz é você mesma...
    Muito legal saber que você está envolvida com esses projetos que parecem muito interessantes.

    Não tenho o seu e-mail.
    Já defendeu o mestrado?
    abraço da batuqueira gloria, mãe de Dani

    ResponderExcluir
  3. Olá Glória, fico feliz que esteja acompanhando o blog da pesquisa. Defendo a dissertação em fevereiro de 2011. Meu e-mail é biazk@hotmail.com, me escreva para conversarmos melhor.

    bejo!!

    ResponderExcluir